A insolvência é um desafio que pode afetar empresas de todos os tamanhos, mas seu impacto nas pequenas empresas é frequentemente mais significativo. Este artigo explora os desafios específicos que as pequenas empresas enfrentam nessas situações e oferece três estratégias práticas para superá-los, visando preservar a continuidade desses empreendimentos cruciais para a economia.
Os desafios da insolvência para pequenas empresas
1 . Recursos limitados
Pequenas empresas muitas vezes operam com recursos financeiros limitados, tornando a gestão da insolvência mais desafiadora. A falta de reservas financeiras pode dificultar a continuidade das operações durante o processo de reestruturação.
2 . Relações pessoais e profissionais entrelaçadas
Nas pequenas empresas, as relações pessoais frequentemente se entrelaçam com as profissionais e uma situação de crise econômico-financeira pode criar tensões adicionais, que impactarão os relacionamentos tanto no âmbito pessoal, quanto nos negócios.
3 . Acesso restrito a financiamento
Diferentemente de grandes corporações, pequenas empresas têm mais dificuldade ao tentar obter financiamento e linhas de crédito durante períodos de insolvência, pois as instituições financeiras hesitam em investir em negócios considerados de alto risco.
Estratégias para superação
Analisar, reavaliar e ajustar
Momentos de crise não precisam ser apenas sinônimos de redução de custos e otimização das operações. Eles também podem se transformar em oportunidades de repensar o modelo de negócio, identificar novas fontes de receita e redefinir metas.
E aqui entra um ponto bastante positivo de pequenas empresas: como elas costumam ter uma estrutura mais enxuta, esses ajustes de rota podem ser implementados com mais rapidez e prevenir situações mais agudas e um processo de recuperação mais oneroso.
Assistência profissional especializada
Para fazer tudo isso que sugerimos no passo anterior, é interessante considerar a contratação de profissionais especializados em reestruturação. Contadores e consultores financeiros podem contribuir com insights valiosos para o planejamento estratégico, enquanto um advogado pode trazer opções viáveis dentro dos dispositivos legais disponíveis para apoiar o soerguimento da empresa.
Comunicação transparente
A comunicação com funcionários, fornecedores e clientes é crucial para qualquer empresa, e torna-se ainda mais importante em situações de crise. Com ela, é possível estabelecer confiança ao compartilhar informações de forma transparente e preservar as relações entre as pessoas.
Exploração de programas de apoio governamental e privado
Tanto o governo federal – com iniciativas do BNDES e o Pronampe – como os governos estaduais e até municipais oferecem programas de apoio a micro e pequenas empresas que incluem acesso facilitado ao crédito, financiamentos com condições especiais, capacitação, mentoria e apoio técnico para suas operações.
Organizações privadas como o SEBRAE também podem ser um bom caminho para os empreendedores que, além dos serviços já citados, também poderão contar com consultoria, networking e conexão com possíveis investidores.