A Rio Alto Energia Renováveis, uma das principais empresas do setor de geração solar no Brasil, entrou com pedido de recuperação extrajudicial nesta segunda-feira (15), na 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo. A decisão, que visa reestruturar dívidas com credores quirografários, coloca em xeque o otimismo em torno da transição energética no Nordeste brasileiro.
O grupo é responsável pelo Complexo Solar Santa Luzia, localizado na Paraíba, com capacidade instalada de 2,4 gigawatts. O empreendimento, considerado o quinto maior parque solar do país, abastece cerca de 95% do estado e foi inaugurado com grande expectativa em 2024. O parque possui 3,5 milhões de placas solares instaladas em um espaço que corresponde a quase 4 mil campos de futebol.
No entanto, menos de um ano depois, a empresa enfrenta sérias dificuldades financeiras, atribuídas principalmente a limitações operacionais impostas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), conhecidas como curtailment, que restringem a entrega da energia gerada.