Setor agropecuário enfrenta dificuldades com colheitas afetadas por fenômenos climáticos e crise financeira; Diante do exposto, juiz blinda dívidas de R$ 137 milhões e grupo familiar do agro, Grupo Kansas, entra em recuperação judicial.
O Grupo Kansas, composto por membros de uma mesma família e responsável por empresas no ramo de transporte e agricultura, solicitou recuperação judicial após acumular dívidas que somam R$ 137.475.258,91. A decisão foi tomada pela juíza Giovana Pasqual de Mello, da comarca de Sinop, que autorizou o grupo a buscar uma reestruturação financeira para viabilizar o pagamento das obrigações.
O grupo, formado por Antonio Carlos Pelissa, Dilamar Zonta Pelissa, Anderson Wilian Pelissa e Cristian Natan Pelissa, iniciou suas atividades em 1980 com suinocultura e se expandiu ao longo dos anos para a agricultura, cultivando soja, milho e arroz, além de atuar no transporte rodoviário de grãos. A crise que levou à recuperação judicial teve início em 2021, quando a colheita de soja foi severamente impactada por chuvas excessivas, resultando em grandes perdas e impossibilitando o cumprimento de contratos.